A Propaganda Enganosa das Companhias Telefônicas
Você se sente enganado por uma operadora telefônica? Pois saiba que tem bastante companhia, pois elas estão entre as empresas mais acionados nos Procons, segundo recente reportagem veiculada pela televisão. O marketing destas empresas telefônicas tem no mínimo resultados duvidosos, pois no longo prazo está forma de promover produtos acaba “arranhando” a imagem do setor em geral.
A reportagem mostra ser grande o numero de pessoas que compraram produtos influenciados por este tipo de propaganda, convencidos que receberiam determinados benefícios e, após algum tempo, descobriram frustrados que foram enganados. Entretanto, a maioria não procura o Procon para reclamar seus direitos.
Incluo-me neste grupo, pois este ano adquiri um chip de celular que segundo a propaganda da operadora, no dia das mães, o comprador poderia escolher um numero telefônico da mesma companhia e fazer ligações livremente, por período indeterminado. Achei uma boa idéia e realizei a aquisição. Qual não foi minha surpresa, que após o prazo afirmado pelo atendimento, de forma nenhuma consegui usufruir o beneficio prometido. Haviam determinadas “clausulas contratuais” que inviabilizavam o obter o direito da forma anunciada. Após assistir a recente matéria na televisão é que resolvi tomar alguma atitude.
Estou abordando este tema por dois motivos: em primeiro lugar, gostaria de propor àqueles que se sentem prejudicados, que busquem se unir, por exemplo, através da internet, para ganhar força e obter algum tipo de indenização por terem suas expectativas frustradas em relação às promessas das companhias telefônicas.
Em segundo lugar, quero sugerir que estas operadoras busquem mudar suas estratégias de marketing, pois eventuais ganhos de mercado através deste tipo de promessas, que não poderão ser cumpridas, comprometerão a imagem da empresa e do setor no longo prazo. Posso afirmar isto, pois sou consultor de marketing e acredito que esta é uma forma equivocada de promover produtos.
Para o consumidor, muitas vezes o valor do prejuízo é pequeno, e por isto ele acaba não movendo uma ação nem reclamando no Procon, pois acredita que não valer a pena. No entanto, esta prática acaba estimulando as companhias a manterem a estratégia da “propaganda enganosa”, ou fazer promoções com promessas que na realidade não poderão ser cumprida pela maioria das pessoas que comprarão os produtos. Em geral, as diversas cláusulas contratuais “minúsculas”, não poderão ser atendidas pelo comprador.
Vale a pena lutar por seus direitos, pois já existem diversos casos de consumidores que entraram com ação contra estas operadoras e ganharam o direito de indenização na justiça.
Hoje a internet é uma excelente ferramenta de defesa do consumidor por possibilitar que as pessoas possam interagir e trocar informações, se unindo para ganhar força e buscar seus direitos de forma mais efetiva. Por isto, formamos um grupo para consumidores que se sentem prejudicados cujo endereço eletrônico é http://groups.google.com.br/group/defesa-do-consumidor.
Esta é uma tentativa para coibir estes abusos contra o consumidor, e certamente existirão outras formas de defender os direitos. O objetivo deste grupo será de colher informações e casos concretos de pessoas que foram prejudicadas, juntar os casos similares e tomar atitudes conjuntas com a acessória de advogados especializados em defesa do consumidor, que serão convidados a participar deste grupo.
Convidamos todos os consumidores que foram prejudicados, ou que conheçam alguém prejudicado, ou mesmo que se interessem e possam opinar sobre o assunto, para se inscreverem no grupo de discussão e, juntos, promovermos um grande debate sobre o tema e tomarmos atitudes conjuntas.
É fundamental divulgar este artigo e o endereço do grupo, imprimindo e afixando em locais públicos ou encaminhando para todos os conhecidos, pois somente um grupo numeroso e forte conseguirá defender direitos de maneira eficaz.
Aguardo você em nosso grupo de discussão, pois espero estarmos plantando uma semente para mais uma forma de defesa da cidadania.
Ari Lima
Participem do nosso grupo no link abaixo
http://groups.google.com.br/group/defesa-do-consumidor.
contato@arilima.com
(31) 9918 1900
Nenhum comentário:
Postar um comentário