sábado, 29 de setembro de 2007

DEFESA DO CONSUMIDOR

mensagem 1

TÍTULO – APRESENTE SEU CASO

Se você já teve algum problema com operadora telefônica ou com outra empresa, apresente seu caso.

Informe com todos os detalhes, porem objetivamente, para que possamos promover uma discussão e posteriormente apresentar soluções para o problema.

Mensagem 2

TÍTULO – DISCUTA COM O GRUPO OS CASOS APRESENTADOS

Participe deste grupo de maneira ativa, discutindo com os membros todos os casos apresentados, dando sugestões, fazendo criticas, apresentando possíveis soluções.

Nosso objetivo é criar um ambiente para que as pessoas possam esclarecer suas duvidas e adquirir experiência sobre as relações de consumo com as empresas, principalmente grupos econômicos fortes, e saber como proceder quando sentir-se prejudicado.

Mensagem 3

TÍTULO – CADASTRO DAS EMPRESAS QUE MAIS PREJUDICAM O CONSUMIDOR

Outro objetivo do grupo é criar um cadastro das empresas que mais transgridem a lei para que possamos expor-las ao grande publico e assim forçar para que se readaptem e possam respeitar os consumidores.

Por isso é importante que todos possam apresentar casos concretos de problemas no relacionamento com as empresas, para que assim estas possam ser incluídas no cadastro.

De qualquer forma será enviado a todas as empresas apresentadas, um e-mail contendo a denuncia e pedindo explicações, assim será dado uma chance de a empresa resolver eventuais problemas com clientes e corrigir sua maneira de proceder caso esteja prejudicando outros consumidores.



Mensagem 4

TÍTULO – TRAGA SUAS DÚVIDAS

Sempre que tiver alguma dúvida sobre as relações de consumo, traga suas dúvidas que tentaremos tirá-las com especialistas.

Muitas vezes a duvida que um consumidor tenha em relação às relações de consumo, são também comuns a muitas outras pessoas.

Portanto, apresente suas dúvidas que procurarem esclarecê-las.

Mensagem 5

TÍTULO – CONVIDE PESSOAS PARA PARTICIPAR DESTE GRUPO

Este grupo está no início e será fundamental que possa crescer para ganhar força junto às autoridades e as empresas.

Por isto, pedimos que convide todos os seus conhecidos para participar de nosso grupo. Envie mensagem, envie nossas discussões, envie convite a todas as pessoas que conhecer, pois assim cresceremos rapidamente.

Pretendemos ter especialista de várias áreas relacionadas ao consumo e as relações com as empresas, além de técnicos de diversas áreas, advogados, funcionários de Procons, etc. participando de nosso fórum de discussão.


Mensagem 6

TÍTULO – CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Link para acesso ao código de defesa do consumidor

Mensagem 6

TÍTULO – SITE DOS PROCONS

Sites dos vários procons estaduais/


Mensagem 7

TÍTULO – c
TÍTULO – NOTICIAS SOBRE PROBLEMA COM RELAÇÕES DE CONSUMO
Caso fique sabendo de alguma sobre problemas com relações de consumo ou de caso julgados, traga esta noticias ao conhecimento dos participante ou poste esta noticia em nosso fórum de discussão.







Mensagem 8

TÍTULO – DEFESA DO CONSUMIDOR


Defesa do Consumidor

O relacionamento entre empresas e consumidores é um dos assuntos mais importes da atualidade. Com a globalização, muitas corporações tornaram-se gigantescas, assumindo uma força econômica tão desproporcional que em alguns casos tornaram-se um “poder paralelo”. Bancos, operadoras de telefonia, grandes conglomerados industriais, alem dos mais diversos monopólios da atividade econômicas são exemplos de forças poderosas que precisam ser controladas do ponto de vistas das relações de consumo.

Para controlar estas relações de consumo, que têm forças desproporcionais entre o consumidor individual e estas grandes corporações, é que foi criado o código de defesa do consumidor. Além disto, existe uma serie de órgãos governamentais, como o Procon e os Tribunais Especiais de Defesa do Consumidor. No entanto, de uma maneira geral, o consumidor ainda se sente impotente no relacionamento com estas grandes empresas.

No entanto, a força destas grandes organizações pode ser transformada em seu ponto fraco. Na medida em que estas empresas investem anualmente cifras faraônicas de recursos financeiros para consolidar suas marcas junto ao mercado, o consumidor que estiver organizado poderá ter um forte poder de barganha. Através da denuncia de uma destas corporações, este consumidor poderá causar um grande prejuízo a imagem destas empresas, caso seja prejudicado na relação de consumo com uma delas.

Portanto, fica claro que a melhor forma de se proteger em uma relação de consumo, é este consumidor pertencer a um grupo ou associação com este objetivo, para que possa reagir, caso seja prejudicado no relacionamento com estas grandes empresas e também nas relações de consumo em geral.

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