quarta-feira, 23 de abril de 2008
E-consumidores lesados culpam buscadores de preço Opções
Estudo revela que e-consumidores lesados culpam buscadores de preço Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!
Segundo o Reclame Aqui, 62% das vítimas de fraudes na web dizem ter confiado em avaliações positivas dos buscadores.
Vítimas de fraudes na internet acreditam ter sido induzidas à compra por avaliações positivas em ferramentas de comparação de preços online, como Buscapé e Bondfaro, diz um levantamento do portal de reclamações online Reclame Aqui.
A pesquisa revela que, em 2007, 62% das pessoas que postaram reclamações contra falsas empresas na web - que venderam produtos e não entregaram -, relataram que foram “induzidas a comprar as mercadorias” devido a uma possível indicação de sites comparadores.
Atraídos por diferenças de preços significativas encontradas nestes buscadores, os usuários que reclamaram ao site compraram em lojas fraudulentas – como Eletrosampa, Digital Play, RBV Informática, Lojas 24h net, Uniqueshop, Nikishop, entre outras –, que não entregaram os produtos.
Em seus termos de serviços, as empresas de comparação de preços enfatizam que não se responsabilizam pelos anúncios localizados pela ferramenta.
“O usuário deve checar a veracidade das informações obtidas pelo meio eletrônico do Buscapé e tomar todas as medidas necessárias para se proteger de danos, inclusive fraudes ou estelionato online”, diz o primeiro item do termo de serviço da ferramenta.
A causa da polêmica entre os usuários, no entanto, não é o fato de terem encontrado os produtos por meio dos buscadores, mas sim um suposto “aval” que teriam recebido destes.
O Buscapé, por exemplo, trabalha com dois critérios de avaliação das lojas. A empresa oferece um selo próprio de “Empresa Reconhecida”. Segundo uma explicação em seu site, para receber o selo a empresa é “avaliada em uma grande variedade de critérios, que vão desde funcionalidades para o pedido, serviço e atendimento, além da satisfação de seus clientes e os serviços de pós-venda”.
Fonte: Notícias - PC WORLD
-- Advº Júlio César Duarte WebSite: http://advjuliocduarte.xpg.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário